Blog

Mantenha-se informado

fev, 27, 2018

Pagamento com cheques no comércio pode ter novas regras

Compartilhe esta noticia

Imagem principal do artigo Pagamento com cheques no comércio pode ter novas regras

No último dia 7, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou um projeto que estabelece regras para pagamentos com cheque no comércio de todo o País. Entre outros pontos, a proposta prevê que o comerciante que aceitar o cheque como forma de pagamento somente poderá recusá-lo em duas situações: se o nome do consumidor estiver com algum tipo de restrição em serviços de proteção ao crédito ou se o cliente não for o dono do cheque e titular da conta corrente.

O projeto em discussão é o PLC 124/2017. Ainda de acordo com a proposta, o dono do comércio não pode recusar o pagamento com cheque durante o período de abertura de conta. Além disso, o comerciante será obrigado a receber o cheque caso não divulgue em algum lugar da loja, de maneira clara e ostensiva, a informação de que não aceita a modalidade de pagamento no local.

Interdição do comércio

Quem descumprir as normas ficará sujeito a sanções administrativas já previstas no artigo 56 e seguintes do Código de Defesa do Consumidor, que vão de multas a interdição do estabelecimento.

“O projeto adequadamente veda a recusa do recebimento de cheque em razão do tempo mínimo de abertura de conta corrente, tendo em conta que essa informação não é relevante para fins de verificação da solvência do título”, explicou o deputado e autor da proposta, Vinícius Carvalho (PRB-SP) em entrevista a Agência Senado.

A proposta ainda vai ser analisada pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Transparência, Governança, Fiscalização, Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

Fonte: Portal NoVarejo