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jan, 24, 2019

Mobile Payment: um guia com tudo o que você sempre quis saber

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A evolução das tecnologias transformou os hábitos das pessoas: muitas atividades que, há algumas décadas, eram realizadas presencialmente, hoje podem ser realizadas pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel.

A essa altura, você deve ter pensado, automaticamente, no ato de comprar ou vender. Mas também é possível realizar o chamado Mobile Payment, ou em bom português, pagamento móvel. O seu estabelecimento está adaptado a essa modalidade? Neste post, nós reunimos tudo o que você quer – e precisa – saber a esse respeito.

O que é Mobile Payment?

O termo Mobile Payment se refere à prática na qual um pagamento é realizado por meio da utilização de um dispositivo móvel, como, por exemplo, um smartphone.

Na prática, isso quer dizer que, para pagar por sua compra, o cliente não precisa mais de dinheiro, cheque ou cartões (seja de crédito ou débito). As informações são enviadas e aprovadas digitalmente.

Para converter o celular em um terminal de compras – que permite a aquisição de diversos produtos – foi necessária uma mobilização conjunta entre operadoras de telefonia, instituições financeiras e empresas do ramo da Tecnologia da Informação.

Por que esta modalidade de pagamento está em expansão?

Para os próximos anos, a tendência é que o Mobile Payment se torne cada vez mais popular. Conforme dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), 60% das máquinas instaladas no país aceitam esse tipo de pagamento.

No cenário atual, cabe destacar os constantes investimentos feitos por empresas como Apple, Google e Samsung com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência para os usuários.

Em comum, tais iniciativas buscam meios para incentivar a utilização de uma carteira móvel para pagamentos de compras realizadas não somente no ambiente online, mas também em unidades físicas de lojas varejistas.

Aqui, é importante abrir um parêntese para esclarecer o que é uma carteira digital. Trata-se do termo utilizado para se referir aos aplicativos que armazenam, de maneira segura, os dados associados ao cartão de crédito do usuário.

Vale o lembrete de que este é um segmento que tende a registrar grandes avanços nos próximos anos, devido às inúmeras possibilidades proporcionadas pela evolução da tecnologia, que irá viabilizar o acréscimo de várias outras funcionalidades. De acordo com projeções de especialistas, as gerações nascidas a partir de 1980 tendem a, gradativamente, substituir o uso dos cartões pelo Mobile Payment.

Quais são as alternativas para quem deseja fazer Mobile Payment?

Neste momento, é válido esclarecer as soluções de Mobile Payment são executadas da mesma maneira.  A explicação para isso está nas diferentes tecnologias disponíveis no mercado, sendo duas delas as mais utilizadas: NFC e QR-Code.

Destaca-se ainda a possibilidade de pagamento remoto. Em outras palavras, o consumidor não precisa estar na loja no instante em que ocorreu a transação. Mediante a existência de uma rede wifi ou banda larga, é possível, por exemplo, pagar suas compras pelo navegador.

Em outra modalidade, as compras podem ser debitadas diretamente na conta de telefone do usuário. Neste caso, basicamente, o usuário deve inserir seu número de telefone na página de pagamento. Antes de autorizar a transação, são tomadas algumas precauções para se certificar que é o titular da linha quem realmente está comprando.

O Mobile Payment é seguro?

Sim. Os desenvolvedores dessas tecnologias investem continuamente no aperfeiçoamento dos mecanismos de segurança, para evitar que os usuários sejam vítimas de fraudes ao optarem por efetuar o Mobile Payment.

Dentre essas medidas de proteção, merece destaque o processo chamado de tokenização. Trata-se, via de regra, de uma tecnologia que substitui os dados do cartão do usuário por uma sequência numérica aleatória, batizada de token.

Responsáveis por realizar a alteração, o banco ou operadora do cartão enviam essas informações de volta aos aplicativos de pagamentos móveis, que então as registram no seu telefone. Se, eventualmente, o aparelho for clonado, os criminosos não terão acesso a nenhum dado que seja, de fato, relevante.

Junto a essa medida, várias outras são colocadas em prática para garantir a segurança das transações: entre esses recursos, destaca-se o rigoroso controle na identificação do usuário e autenticação do celular no momento da compra, além da criptografia dos dados enviados.

Como aceitar o Mobile Payment em sua loja?

A essa altura, você deve estar interessado em quais providências precisa tomar para aceitar o Mobile Payment. O primeiro passo é contratar uma das soluções disponíveis no mercado para adequar o sistema de sua empresa aos critérios técnicos necessários.

Ao encontro dessa necessidade, a Sotech desenvolveu o SIMATEF PayMobbi, uma solução que viabiliza o recebimento de pagamentos móveis, independentemente de onde o seu cliente esteja.

Destaca-se ainda a conexão com as principais bandeiras e redes de cartões, podendo funcionar com ou sem integração ao Sistema de Vendas. Neste último caso, são utilizados um tablet e smartphone para viabilizar a realização da transação.

Após a contratação, nossa equipe oferece suporte remoto e treinamento durante e após a implementação do sistema. É possível, por exemplo, acompanhar em tempo real as transações nas quais são realizados pagamentos por meio de dispositivos móveis.

Entendeu por que a aceitação do Mobile Payment se tornará uma necessidade nos próximos anos? Para mais informações sobre os benefícios do SIMATEF PayMobbi, entre em contato agora mesmo: nossa equipe estará sempre pronta para ajudá-lo a alavancar o potencial do seu negócio por meio da tecnologia. Até a próxima!