O hábito de utilizar cartões de crédito ou débito tem se tornado cada vez mais frequente em todo o mundo. Alternativa à utilização de cédulas, cheques e moedas, o chamado dinheiro de plástico também traz muita praticidade à rotina dos consumidores.
Se a opção for pelo débito, o valor da compra é descontado automaticamente da conta bancária ao qual o cartão está vinculado. O crédito, por sua vez, traz uma série de outras vantagens.
Dentre elas, destacam-se o parcelamento de compras e os programas de pontos mantidos pelas operadoras, além do intervalo entre o dia da aquisição e o vencimento da fatura.
De olho nesse novo comportamento do consumidor, todo estabelecimento que deseje se manter no mercado deve oferecer soluções que viabilizem a utilização de cartões de crédito e débito como forma de pagamento.
Pensando nisso, nós preparamos um guia com todas as informações que você precisa para implementar a TEF, incluindo requisitos, benefícios e exemplos práticos da utilidade dessa solução para o seu negócio. Continue a leitura!
Em que consiste o TEF?
A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é uma solução completa para recebimento e gerenciamento das vendas com cartões de crédito, débito e benefícios, possibilitando também fazer recargas de celular, pagamento de contas e consultas SPC/Serasa/Telecheque.
Para isso, a instalação de um software no computador é um requisito obrigatório.
A esse terminal, é interligado um equipamento próprio, chamado de PinPad. A cada transação realizada, os dados da compra são automaticamente armazenados no sistema e processada pela administradora de cartões que precisa aprovar a transação para que ela seja finalizada.
Na prática, haverá a integração entre a máquina de cartões e o software instalado no ponto de venda, dispensando a necessidade de manter vários equipamentos para essa finalidade. A seguir, nós explicaremos por que a adesão a essa solução é extremamente vantajosa para o seu negócio.
Quais as vantagens em aderir ao TEF?
Em tempos onde as empresas estão comprometidas com a oferta de um serviço e atendimento de excelência, a adesão a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) ajuda a fortalecer a competitividade do seu negócio. Separamos as principais vantagens a seguir:
Redução dos índices de erros e fraudes
Um dos principais benefícios proporcionados pelo TEF é a redução da margem de erros cometidos durante a operação, sejam intencionais ou não. Um dos fatores que aumentam a segurança da transação é o fato de não haver digitação manual de valores, que são transmitidos automaticamente do sistema para o PinPad.
Da mesma maneira, a integração inibe a ação de pessoas de má-fé, pois impede a substituição da máquina por outro POS na hora de receber pela venda. Isso porque o equipamento é configurado exclusivamente para o caixa no qual é utilizado.
Agilidade no atendimento ao cliente
Como o operador de caixa não precisa mais digitar os valores referentes a compra, o tempo para a conclusão do atendimento a cada cliente é menor, o que impacta diretamente na redução do tempo de espera na fila.
Os consumidores tendem a ficar irritados com a demora e até mesmo desistir da compra em estabelecimentos com aglomerações na fila. Esse benefício faz a diferença na rotina de empresas com grande fluxo de vendas, especialmente nos horários de pico.
Aceitação de várias bandeiras em uma única máquina
Outra vantagem da contratação de uma solução TEF é estratégica, uma vez que o funcionamento do PinPad não fica restrito a uma única operadora de cartão, tornando possível a integração entre diferentes bandeiras. Com isso, a empresa ganha a opção de selecionar redes distintas para as operações de débito e crédito.
Essa possibilidade também dá margem para uma negociação com as operadoras de cartão, em busca de um desconto sobre as taxas que incidem sobre o serviço. Na outra ponta, também é possível economizar graças a queda nos gastos com a manutenção de vários equipamentos simultâneos, para atender a todas as bandeiras que operam no mercado.
Análise contínua do desempenho de vendas
Elimina o arquivamento do comprovante de papeletas de vendas
Reimprime qualquer comprovante
Por último, fornece relatórios para gerenciamento, inclusive multiloja, que podem ser acessados online de qualquer computador, o que proporciona total controle financeiro.
Quais são os tipos de TEF?
Como você pode constatar, a Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é a solução ideal para empresas de todos os portes e tamanhos. Por outro lado, é importante ressaltar que existem dois tipos de TEF.
O que as diferencia são a estrutura e o suporte necessários para viabilizar a comunicação entre a empresa que vende o serviço e a operadora. Para escolher àquela que melhor se adapta ao seu negócio, é importante conhecer as características de cada uma delas.
TEF Dedicado
TEF Dedicado utiliza uma estrutura onde o servidor e o dispositivo de comunicação com as administradoras de cartões ( roteador ) estão instalados localmente no estabelecimento comercial, implicando assim em uma estrutura de administração complexa e de custos elevados com o sistema TEF, circuitos de comunicação dentre outros detalhes
TEF IP (Utilizado pela SOTECH)
O TEF IP utiliza a tecnologia de Rede Virtual Privada, VPN, onde a conexão é realizada por meio do protocolo IP. Em outras palavras, isso significa que o envio das informações é realizado exclusivamente pela internet.
Na prática, isso significa que a conclusão da operação financeira é ainda mais rápida, o que torna esse modelo o mais indicado para empresas que priorizam a alta performance.
O que você vai precisar para implementar o TEF?
Para que o sistema TEF passe a funcionar na sua empresa, alguns componentes são essenciais. Neste capítulo, vamos detalhar a infraestrutura ideal para que a solução traga os resultados esperados, funcionando da maneira mais eficiente possível.
Pinpad
Informalmente conhecido como máquina de cartão, o Pinpad é o dispositivo responsável por realizar a leitura da tarja magnética ou do chip, que contém os dados do titular do cartão, pode ser próprio ou alugado.
Computador com impressora
O computador é um dispositivo eletrônico que recebe e processa dados, de acordo com uma finalidade específica. Para arquivar os comprovantes em papel, é recomendável a utilização de uma impressora.
Internet fixa
Para o adequado funcionamento da solução TEF, a empresa precisa investir na contratação de um pacote de internet fixa.
Software para Automação Comercial
Caso o seu estabelecimento comercial seja obrigado a emitir Nota Fiscal e a sua empresa ainda não utiliza um programa de frente de caixa (PDV)a aquisição é uma parte no processo de implementação da TEF.
Sistema TEF
Nós, da Sotech, desenvolvemos um sistema que se destaca por sua extrema eficiência, segurança e custo benefício, o SIMATEF: SIMATEF PLUS - integrado ao sistema de frente de loja e SIMATEF PLUS POS IP - quando não necessária a integração ao sistema de frente de loja.
Máquina de cartão x TEF: qual escolher?
A essa altura, é natural que você esteja se perguntando: será que a implementação de um sistema TEF é mesmo a melhor solução para a minha empresa? Para tomar essa decisão, porém, é preciso ponderar alguns fatores.
Considere, por exemplo, qual o percentual de vendas com cartões que é realizado em sua loja. Se esse índice for superior a 75%, a utilização de um Sistema TEF é altamente recomendável.
A implementação do TEF contribui para a redução de custos, associado ao aumento da margem de lucro. Com isso, a equação custo x benefício tende a apresentar resultados bastante satisfatórios.
A implementação da TEF é obrigatória?
A implementação de uma solução TEF obedece as legislações estaduais, ou seja, cada uma das unidades da Federação dispõe de autonomia para fixar suas próprias regras sobre o assunto.
Em alguns estados, a adesão a esse sistema é obrigatória para determinadas categorias de estabelecimentos. O TEF ajuda a inibir os índices de sonegação de impostos, a medida em que facilita e organiza o processo de taxação, com base nos registros de saídas de mercadorias, que é realizada automaticamente pelo sistema.
Por outro lado, nos estados que adotam o cupom fiscal eletrônico, há mais flexibilidade. Isso porque as informações podem ser transmitidas diretamente do software da empresa para a página da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) da localidade de origem.
Em caso de dúvidas, é recomendável recorrer a uma assessoria contábil: esse profissional vai orientar sobre os procedimentos necessários para manter a empresa em situação legal. Também é válido consultar diretamente a legislação estadual.
Como escolher o melhor fornecedor de uma solução TEF?
Está convencido dos benefícios da implementação da TEF para o seu negócio? Assim como todas as outras decisões que você precisa tomar em seu dia a dia, a escolha de um fornecedor deve ser feita com muita cautela.
Para a sua segurança, certifique-se que todos os serviços prestados estejam descritos em contrato. Essa é uma garantia que você terá caso surja qualquer desavença ou conflito de interesses, que precisem ser resolvidos na justiça.
Nessa mesma linha, é importante que os mecanismos de proteção de dados adotados pelo fornecedor do sistema TEF sejam descritos em detalhes. Mais ainda, aprimorados continuamente.
Se, de alguma maneira, as informações financeiras do cliente forem acessadas indevidamente por terceiros, a repercussão negativa do episódio pode abalar permanentemente a confiança do público no seu negócio.
Por conta disso, faça uma criteriosa pesquisa de mercado antes de definir o melhor fornecedor. O fator financeiro não deve ser menosprezado, mas também não convém que este seja o único critério para a contratação.
Tão importante quanto o preço é a reputação da empresa de tecnologia, bem como os diferenciais oferecidos pela solução TEF. Em outras palavras, os recursos incorporados ao sistema podem variar conforme o fabricante.
Por que você deve conhecer o TEF SIMATEF?
Desenvolvido pela Sotech, o TEF SIMATEF é uma solução completa para o gerenciamento de pagamentos efetuados com cartões de débito, crédito ou benefícios. É possível ainda poder fazer recargas de celular, pagar contas e consultar a situação dos consumidores em órgãos como SPC ou Serasa.
Veja alguns de nossos benefícios:
- A instalação é simplificada, pois não depende da existência de um servidor local;
- Ainda que o cliente erre a senha durante a digitação, a transação não precisará ser reiniciada;
- Emissão de relatórios sobre o desempenho de uma ou mais lojas, que podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet;
- Permite a renegociação de taxas administrativas junto às operadoras de cartão;
- Capacidade para a realização de várias operações simultâneas em um mesmo ponto de venda, mantendo a estabilidade do sistema.
Quer conhecer melhor a TEF SIMATEF, a solução da Sotech que permite a realização de uma Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) com agilidade e segurança? Entre em contato com a nossa equipe e solicite agora mesmo uma demonstração do produto. Até a próxima!