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mar, 26, 2020

Saiba o que é omnichannel e porque ele é o futuro do varejo

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O comportamento do consumidor está em uma constante mudança. A transformação digital e os novos hábitos e possibilidades que ela trouxe para nosso dia a dia, vem mudando a maneira como os consumidores compram e se relacionam com as empresas

Pare e pense! Quantas vezes você já pesquisou um produto online antes de fazer uma compra em uma loja física ou mesmo descobriu um produto em uma loja física, mas fez a compra em outro momento em seu site?

Se você se reconheceu em qualquer um destes cenários, saiba que esse comportamento não é exclusivamente seu.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em 2019 para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais das 27 capitais brasileiras indicou que 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.

Ao enxergarem isso, as empresas vêm percebendo como diferentes canais de compra podem se integrar, gerando uma experiência de consumo expandida. Isso se chama: omnichannel.

O que é Omnichannel

Omnichannel é um conceito que preza pela integração da experiência do consumidor nos canais online e off-line. A estratégia é baseada no entendimento que a jornada do consumidor é fluida dentro dos diferentes canais e, assim, para uma experiência positiva é preciso que as informações estejam integradas.

Na prática isso significa que o omnichannel cria condições para que o consumidor compre da maneira que achar melhor, tendo uma experiência orgânica.

Vantagens do Omnichannel para o Varejo

Aumento de vendas

Ao utilizar o Omnichannel no varejo, é possível ampliar seu número de vendas, já que ao monitorar a compra dos clientes, entender como funciona sua jornada e quais são seus produtos favoritos é possível oferecer ofertas personalizadas e incentivar a compra de algum produto já avaliado pelo consumidor através de uma estratégia de marketing.

Praticidade

As informações integradas ajudam no maior controle das informações, levando mais praticidade para análise de dados, gerenciamento de informações e atendimento ao cliente.

Redução do ciclo de venda

Ao mapear e integrar as informações da jornada do cliente, é possível acelerar sua tomada de decisão com uma oferta sob medida para sua necessidade ou mesmo com um relacionamento personalizado para derrubar as objeções.

Fidelização de clientes

A maior parte dos consumidores anseiam por experiências personalizadas e suporte de atendimento focado na resolução dos seus problemas. A estratégia de omnichannel, ao entregar uma melhor experiência e relacionamento, tende a fidelizar os clientes. Fidelização que significa maior faturamento visto a recorrência de compra e redução do custo de aquisição de novos clientes.

Coleta de dados

Coletar dados dos canais de compra e poder avaliá-los de maneira integrada dará uma visibilidade 360° da experiência do consumidor. Melhor capacidade analítica e gerencial para a criação de estratégias de venda.

Conclusão

É preciso que as empresas de varejo enxerguem e apostem no omnichannel como uma estratégia fundamental, caso desejem estar preparados para esse novo consumidor. O futuro do varejo vem aí. Adequar-se para vender da maneira que o cliente desejar comprar é o primeiro passo.

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