Toda empresa que almeja crescer busca incansavelmente se tornar mais conhecida. Contudo, o que muitos deixam de lado é a fidelização dos clientes.
Sem dúvidas essa deve ser uma aposta para qualquer empresa que deseja expandir e melhorar seu faturamento. Mas “como fidelizar clientes”? Vamos descobrir neste texto.
Motivos para apostar na fidelização de clientes
Fidelizar clientes é gerar economia.
Philip Kotler, um dos principais estudiosos do Marketing, afirmou que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual cliente.
Fidelizar clientes é gerar boca-a-boca
Conforme pesquisa da Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.
Fidelizar clientes é aumentar faturamento
Os clientes fidelizados alcançam um vínculo de confiança com as empresas que os estimula a consumir outros produtos e serviços, aumentando seu ticket médio e trazendo novos clientes.
A pergunta que não quer calar: como fidelizar clientes?
Agora que você já sabe o porquê fidelizar clientes, chegou a hora de pensar em quais as estratégias irão te deixar mais perto do seu objetivo. Por isso, nós separamos 5 estratégias que você pode começar a implementar hoje mesmo.
Conheça seus clientes fiéis
Conhecer seus clientes fiéis e seus hábitos de compra são passos importantes para entender o que eles valorizam e usar essas descobertas a favor da fidelização. Para isso, um software de CRM irá te ajudar a gerir o relacionamento e conhecer mais profundamente seus clientes.
Faça o cliente se sentir VIP
Faz parte do ser humano o desejo de se sentir único e parte de uma comunidade. Dar vantagens exclusivas para seus clientes, como cupons de desconto, ofertas especiais, newsletters com lançamentos e eventos fechados, é uma maneira de fidelizá-los.
Monitore a relação construída com sua empresa
Você já perguntou para seu cliente fiel em que pode melhorar? Sem dúvidas, nenhuma empresa é perfeita.
Pergunte, escute e monitore o que eles dizem sobre seus produtos e serviços. Analise os feedbacks, os transformem em ações de melhoria e apresente as mudanças ao cliente, agradecendo por ele fazer parte daquele avanço.
Cumpra o que prometeu e surpreenda na experiência
Não faça promessas que não pode cumprir! O cliente criou expectativas sobre suas promessas e atende-las não é um diferencial, mas sim o respeito ao compromisso e isso gera confiança. Se você quer surpreender, aperfeiçoe a jornada de experiência do seu cliente. Pequenas ações geram experiências inesquecíveis que irão fidelizá-los.
Um relacionamento com cliente que encanta
Ter um atendimento ao cliente que surpreenda é uma estratégia fundamental. Afinal, quantas vezes você já desistiu de comprar determinado produto ou consumir algum serviço que gostava pelo péssimo atendimento?
Mas não basta mirar apenas na qualidade, pois esta é a obrigação de qualquer empresa. Encante seu cliente! Para isso, um atendimento humanizado é fundamental.
Ações como agregar outros serviços ao momento do fechamento da compra para facilitar o dia a dia do seu cliente, aceitar diversas modalidades de pagamento, evitar filas, podem impulsionar a fidelização do seu cliente. Tudo isso você pode alcançar ao escolher uma Solução de Recebimento e Gerenciamento das vendas com cartão de crédito, débito e benefícios.
Quer começar a fidelizar seus clientes? Entre em contato conosco e aposte em uma das soluções da SOTECH para melhorar seu atendimento.