Blog

Mantenha-se informado

mar, 02, 2020

Saiba o que é antecipação de recebíveis e como funciona

Compartilhe esta noticia

Imagem principal do artigo Saiba o que é antecipação de recebíveis e como funciona

Está precisando de capital de giro para dar um novo fôlego ao seu negócio? Antes de solicitar um empréstimo no banco, considere outras alternativas. Você já pensou, por exemplo, em solicitar a antecipação de recebíveis?

No texto de hoje, vamos explicar como funciona esse procedimento e para quais casos ele é indicado. Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas e tomar decisões de maneira mais consciente!

 

Mas afinal, o que é a antecipação de recebíveis?

 

Como o próprio nome sugere, podemos definir a antecipação de recebíveis como a modalidade que permite a empresa adiantar a liberação de recursos referentes às compras parceladas.

Na prática, significa que ao solicitar esse serviço, a empresa poderá receber, em uma única parcela, os valores referentes a uma determinada compra, mesmo que esse débito ainda não tenha sido cobrado do cliente final.

Para isso, a empresa interessada – de qualquer porte, segmento ou área de atuação – deve procurar uma instituição financeira, de posse de duplicatas ou outros documentos que atestem o saldo a ser recebido.

Mediante uma análise, a instituição irá, então, estipular os juros que incidirão sobre o adiantamento. As taxas podem variar conforme o banco escolhido, o que implica em alguma redução sobre o valor cheio. Posteriormente, quando o consumidor efetuar os pagamentos, eles serão encaminhados diretamente à instituição credora.

 

Quais as diferenças entre antecipação e empréstimo?

 

A essa altura, é importante esclarecer as diferenças entre antecipação de recebíveis e empréstimos. Na primeira modalidade, você adianta um dinheiro que já é seu, mas que só seria creditado na conta de sua empresa dentro de alguns meses.

Como, no ato da solicitação, a empresa deve apresentar documentos comprobatórios de que tem direito a receber determinado valor, a instituição financeira passa a entender que essa é uma modalidade com baixo risco de inadimplência.

Com isso, a tendência é que a taxa de juros seja inferior a outras modalidades de crédito. De certa maneira, a antecipação de recebíveis oferece segurança para todos os envolvidos: menores taxas para a empresa, mas confiabilidade para o banco.

Quando recorre a um empréstimo, por sua vez, a empresa toma da instituição financeira um dinheiro que não é seu. O risco de não conseguir saldar a dívida é potencialmente maior, mesmo porque não há a certeza de que a certeza de que todos os meses a empresa terá recursos suficientes para quitar a parcela.

Ademais, se o gestor não tiver controle efetivo dos recursos e, porventura, deixar de pagar alguma parcela, a dívida pode crescer substancialmente, o que pode, eventualmente, colocar em risco até mesmo a sobrevivência do seu negócio.

 

Em que situações vale fazer a antecipação de recebíveis?

 

Vale a ressalva de que a opção por antecipação de recebíveis não deve se transformar em uma prática frequente. Na direção contrária, essa modalidade deve ser utilizada, preferencialmente, quando o capital de giro não é o bastante para arcar com as despesas mais imediatas.

Em outras palavras, esta pode ser uma saída para evitar o atraso no pagamento dos funcionários ou a interrupção da produção, quitando as contas mais urgentes, cujo não pagamento pode fazer a empresa parar.

Mas é preciso um criterioso planejamento para que essa solução não se tornar uma saída recorrente. Quando isso acontece, é um indício de que você precisa reavaliar aspectos estratégicos para não comprometer o desempenho do seu negócio.

Em um mercado cada vez mais acirrado, é natural que, em alguns momentos, as empresas passem por períodos mais turbulentos. E as instituições compreendem o funcionamento dessa dinâmica. Por outro lado, a antecipação de recebíveis não pode mascarar a ineficiência da gestão financeira.

 

Antes de fazer a antecipação de recebíveis, o que você precisa avaliar?

 

Antes de solicitar a antecipação de recebíveis, porém, é preciso tomar algumas delas. A primeira delas – e talvez a mais importante – é fazer um levantamento das taxas de juros praticadas pelas diferentes instituições.

É importante fazer esse comparativo para conseguir identificar qual dos bancos oferecem as condições que estejam mais alinhadas a sua realidade. Uma boa dica é realizar uma consulta à página do Banco Central.

Apesar de toda a facilidade proporcionadas pelos recursos eletrônicos, é igualmente válido apostar em uma conversa presencial com o gerente ou o analista de crédito.

Da mesma maneira, é fundamental que esse adiantamento tenha um propósito claramente definido. Solicitar a antecipação de recebíveis sem saber exatamente em que esse crédito será aplicado pode se converter em mais uma dor de cabeça para a gestor.

Lembre-se também que, antes de tomar qualquer decisão, o banco analisa o histórico e a reputação do solicitante. Para isso, lembrem-se de apresentar documentos que possam comprovar todas as informações fornecidas.

 

Como o SIMATEF Concilia pode otimizar esse processo?

 

Finalmente, é válido reiterar que a contratação de uma solução tecnológica como o SIMATEF Concilia, uma solução que otimiza o processo de conciliação de recebíveis, fornece relatórios que podem ser úteis para quem pretende solicitar a antecipação.

Esse procedimento ajuda o empresário a ter um efetivo controle das vendas pagas com cartão, sejam eles de débito ou crédito. Entre as informações fornecidas pelos relatórios, estão um detalhamento das vendas parceladas com cartão, que funcionam como um comprovante para a instituição bancária.

Em outras palavras, um software de gestão facilita a organização, a análise e o cruzamento de informações. Com base nesse diagnóstico, é possível fazer uma avaliação mais precisa da situação financeira da empresa, fornecendo elementos para que o gestor trace metas e expectativas.

Na prática, esse planejamento acaba se tornando uma vantagem para quem solicita a antecipação de recebíveis e é encarado com bons olhos pelos analistas da instituição financeira. Tão importante quanto, o gestor consegue projetar se tem capital de giro suficiente para os meses seguintes, já que, ao antecipá-las, a empresa abre mão das parcelas.

Agora que você já sabe o que é antecipação de recebíveis, conheça o SIMATEF Concilia! Até a próxima!