Houve um tempo em que o dinheiro ou cheque eram os meios preferidos pelos consumidores para pagar suas compras. Contudo, o perfil dos consumidores mudou muito nas últimas décadas: com a incorporação irreversível das novas tecnologias ao seu dia a dia, as pessoas buscam por cada vez mais praticidade.
Isso ajuda a explicar porque os chamados meios eletrônicos de pagamento se tornaram cada vez mais populares. Mas a sua empresa já está completamente adaptada a essa nova realidade?
Essa é uma alternativa oferecida aos clientes que efetuam compras em lojas físicas ou em e-commerces. Neste post, nós vamos explicar quais são esses meios, a infraestrutura necessária e os benefícios para a empresa que aceita pagamentos eletrônicos. Continue a leitura!
Quais são os principais meios de pagamentos eletrônicos?
Para começar, nós vamos explicar quais são os principais meios de pagamentos eletrônicos, destacando-se os cartões, as operações bancárias e as transações efetuadas via celular.
Pagamentos com cartão
Não é exagero afirmar que, dentre os vários meios de pagamento eletrônicos já utilizados, os cartões são os mais populares. O chamado “dinheiro de plástico” ganhou a preferência de milhões de consumidores em todo o mundo.
Por isso, todo estabelecimento que deseja aumentar suas vendas deve possuir pelo menos uma máquina que aceite este tipo de pagamento. Entenda quais os tipos de cartão:
Cartão de débito
O pagamento no débito está condicionado a existência de saldo na conta bancária vinculada, cujo titular deve ser o portador do cartão. Isso é necessário porque a cobrança é imediata. A emissão dos cartões de débito é de responsabilidade das instituições bancárias.
Cartão de crédito
Assim como acontece na modalidade débito, o cartão de crédito pode ser utilizado na aquisição de produtos ou contratação de serviços. A principal diferença é que o cliente não precisa ter recursos no instante da aquisição, pois o vencimento sempre ocorre em data futura.
Ao cliente, é disponibilizado um limite de crédito, que é afetado conforme os parcelamentos (de compras e da própria fatura) e saques realizados na rede credenciada. Por conta da oscilação a que esse valor está sujeito, tickets muito altos podem não ser aprovados.
Cartão Múltiplo
Como o nome sugere, o cartão múltiplo é aquele que possui ambas as funções habilitadas: débito e crédito. Neste caso, o portador poderá escolher a forma de pagamento que for mais conveniente.
Cartão Private Label
Um cartão é chamado de Private Label quando está vinculado a determinado estabelecimento comercial. Eles oferecem benefícios adicionais ao portador, mas, em contrapartida, sua utilização é restrita as lojas da rede da qual fazem parte. São emitidos com mais frequência por lojas de departamentos, redes de supermercados e hipermercados
Cartão Pré-Pago
Quem utiliza cartões pré-pagos pode usufruir de um valor pré-determinado, a ser gasto, obrigatoriamente, com um segmento específico. Como exemplo, podemos citar o vale-alimentação, o vale-refeição e o vale-transporte, entre outros.
Pagamentos via operações bancárias
Quem deseja investir em meios de pagamento eletrônico também precisa viabilizar a integração com os sistemas bancários. Permitir que o valor da assinatura seja debitado automaticamente da conta do cliente é uma alternativa bastante funcional.
Essa modalidade é especialmente útil para as empresas que trabalham com as chamadas vendas recorrentes, que se aplicam aos produtos ou serviços pelos quais o consumidor uma assinatura.
Como alternativa as contas bancárias e os cartões de crédito e débito, muitas lojas também realizam a emissão de boletos. Uma das principais vantagens está na facilidade de pagamento – além da rede bancária, a quitação pode ser feita em casas lotéricas.
Pagamentos via celular
Por fim, destaca-se o chamado Mobile Payment, termo aplicável a qualquer operação financeira na qual um dispositivo móvel é utilizado para iniciar, ativar ou confirmar um pagamento, dispensando a necessidade de qualquer outro recurso, como dinheiro ou cartões.
Basicamente, os pagamentos pelo celular podem ser feitos de duas maneiras diferentes. A primeira delas é por via remota, ou seja, o cliente não precisa estar na loja no instante em que ocorre a transação.
Para validá-la, é preciso ter algum aplicativo instalado no aparelho ou então uma conexão wi-fi, que permite que o pagamento seja feito utilizando um navegador.
É possível ainda realizar o pagamento por proximidade, mas, para isso, o celular do cliente deve estar equipado com um chip e uma antena do tipo NFC. Tais dispositivos são responsáveis pelo registro das informações da conta bancária, que serão transmitidas ao leitor instalado no ponto de venda.
Para garantir a segurança do Mobile Payment, os desenvolvedores aperfeiçoam, de maneira contínua, os mecanismos de proteção.
Quais as vantagens de aderir aos meios eletrônicos de pagamento?
São várias as vantagens para a empresa que decide aceitar os meios eletrônicos de pagamento. Esta é uma realidade que pode otimizar os resultados, inclusive, das chamadas micro e pequenas empresas.
O primeiro impacto positivo está diretamente relacionado ao aumento de segurança. Na prática, vale lembrar que as empresas que restringem seus pagamentos a dinheiro em espécie se tornam um alvo preferencial de quadrilhas e pessoas com más intenções.
Na contramão desse risco em potencial, os pagamentos digitais garantem que todo o dinheiro recebido vá parar diretamente na sua conta. Além disso, a sua gestão financeira ficará mais ágil se essas informações estiverem integradas a um software.
Além disso, como reiteramos no início deste texto, a maioria dos consumidores está deixando de lado os pagamentos com dinheiro em espécie. Quem não se adequa a essa nova realidade está perdendo vendas: levantamento de 2017 indica que as vendas com cartão representam cerca de 40% de todo o faturamento.
Além disso, destaca-se que a aceitação dos meios de pagamentos eletrônicos também contribui para diminuir os erros – especialmente aqueles que são provocados pela desatenção humana – ou outros problemas que possam afetar o processo.
Não que as falhas estejam completamente eliminadas, mas as chances de que elas ocorram são significativamente menores. Finalmente, ao aceitar os meios de pagamentos eletrônicos você estará abrindo uma vantagem competitiva perante a sua concorrência.
Dessa maneira, você estará dando uma demonstração prática de que está atento as inovações e utiliza a tecnologia como uma aliada para o crescimento do seu negócio.
Pensando em ajudar você a potencializar seus resultados e oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes, a Sotech oferece um portfólio completo de soluções em tecnologia. Entre em contato conosco agora mesmo para descobrir quais são os nossos diferenciais. Até a próxima!