Todo empresário que deseja alavancar suas vendas precisa estar um passo à frente e entender como os seus clientes se comportam. Nesse contexto, é preciso ter a exata compreensão de como a tecnologia transformou o processo de pagamentos.
Em um mercado cada vez mais concorrido, também se faz necessário ter a exata dimensão de como o Mobile Payment pode aumentar suas vendas. Entenda o funcionamento dessa tecnologia e como ela pode alavancar o potencial do seu negócio!
O que é o Mobile Payment?
Antes de listarmos as vantagens da adesão ao Mobile Payment, vamos retomar, de maneira resumida, as características dessa forma de pagamento. Trata-se do termo utilizado para se referir as operações financeiras nas quais um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet, é utilizado para ativar ou confirmar um pagamento.
Os pagamentos podem ser efetuados remotamente, quando o cliente não precisa estar no estabelecimento no ato da compra. É possível, ainda, realizar o pagamento por aproximação, quando a tecnologia NFC que está acoplada no smarthphone do usuário transmite os dados da conta corrente para o leitor instalado no ponto de venda.
Na prática, a adesão a essa tecnologia dispensa qualquer outro método de pagamento, como dinheiro e cartão. Todo o processo de envio de informações é realizado digitalment.
Quais são os tipos de Mobile Payment?
Agora que você já conhece a proposta do Mobile Pay, é importante especificar as características das diferentes tecnologias disponíveis no mercado. Entenda as diferenças entre ela!
Pagamentos por aplicativo
Uma das maneiras de efetuar um pagamento via celular é instalar aplicativos em seus aparelhos. Dessa maneira, o cliente pode, no instante em que desejar, independentemente de onde esteja, comprar um produto ou serviço oferecido por quem vende.
Via de regra, o valor da transação é debitado diretamente da conta corrente do cliente ou então ele pode armazenar uma determinada quantia em uma carteira digital para agilizar o processo.
Pagamentos Via Operadora de Celular
Diversos setores somam esforços para viabilizar e aperfeiçoar as soluções em Mobile Payment. Uma das opções oferecidas ao consumidor é que o valor das compras seja acrescido ao valor da fatura de telefone.
Nesse contexto, dispensa-se a necessidade de utilizar os dados bancários do cliente no instante da transação.
Pagamentos presenciais, no Ponto de Venda
Como já foi dito antes, é possível que o mobile payment também seja feito presencialmente, nos casos em que é preciso aproximar o leitor do dispositivo móvel do leitor instalado no ponto de venda
Pagamentos de ciclo fechado
Empresas de grande porte também podem desenvolver sua própria tecnologia para aceitação de Mobile Payment, como são os casos das redes Starbucks, Sony e Walmart.
Dispositivo leitor de cartão
Por fim, é válido destacar que algumas empresas de tecnologia desenvolveram um dispositivo que, quando acoplado ao celular, permite que o smarthphone se transforme em uma máquina de cartões.
Quais as vantagens de aderir aos meios eletrônicos de pagamento?
Ainda não está completamente convencido que o Mobile Payment pode aumentar suas vendas? Vamos elencar algumas das vantagens para o empresário que adequa a sua infraestrutura para aceitar o Mobile Payment.
Diversificação das alternativas de pagamento amplia a base de clientes
A primeira grande vantagem para quem aceita o Mobile Payment é que, ao diversificar as alternativas de pagamento, o empresário dá um passo importante rumo a ampliação de sua base de clientes.
Vale a ressalva inclusive, que a implantação de um sistema de Mobile Payment também viabiliza a aceitação de pagamentos com débito e crédito. Algumas empresas ainda resistem ao chamado dinheiro de plástico por conta das altas taxas que são aplicadas sobre as transações.
Na direção contrária, os prestadores de serviços em Mobile Payment cobram valores bem mais acessíveis para realizar o processamento das vendas. A consequência natural para quem aceita várias formas de pagamentos é um crescimento no volume de vendas.
Entenda o perfil do seu consumidor e o que ele deseja
O Mobile Payment pode aumentar suas vendas porque possibilita que você conheça melhor o seu cliente. Na prática, isso significa que o dispositivo móvel se transforma em uma valiosa fonte de informações sobre quem compra.
Na prática, isso significa, por exemplo, que a análise do histórico de compras forneça elementos precisos para que a empresa consiga entender quem é o seu cliente e o que ele exatamente deseja.
Com base em informações como o período favorito do dia para fazer compras ou então a preferência por uma determinada marca, é possível personalizar sua abordagem, criando promoções, oferecendo descontos ou aprimorando o programa de fidelidade para que eles aprensentem resultados mais efetivos, estando sempre um passo à frente da concorrência.
Aperfeiçoar seu programa de benefícios
Outra vantagem significativa é resultado da integração entre os pagamentos móveis e o programa de benefícios mantido pela sua empresa. Por meio do uso de aplicativos, você pode, por exemplo, premiar os consumidores que compram com mais frequência na sua loja.
Redução do tempo de checkout
Por fim, o Mobile Payment pode ajudar a reduzir um dos grandes transtornos a que os clientes estão sujeitos: Longas filas, que não raramente geram muitas reclamações entre quem compra;
Em tempos onde a tecnologia está inserida ao cotidiano das pessoas, é totalmente dispensável obrigar o consumidor a ir até o caixa para que ele possa pagar por sua comanda. Essa funcionalidade é especialmente útil para restaurantes. Os mais renomados, principalmente, costumam ficar lotados nos horários de pico.
Em uma situação como essa, você poderia cobrar seu cliente na mesa dele, mediante o acionamento de poucos comandos. Essa agilidade se firma como um dos diferenciais capazes de otimizar a experiência de compra.
Em outras palavras, o avanço da tecnologia transforma a maneira como as diferentes atividades são executadas. De maneira geral, a ideia é que as pessoas priorizem as atividades que são realmente relevantes. E que sobre tempo para que elas possam aproveitar a vida.
A presença dos smartphones, aplicativos e m-payments nas empresas não são apenas uma tendência, mas sim uma nova maneira de executar as tarefas que estamos habituados.
Você conhece o SIMATEF PayMobbi?
A essa altura, nós esperamos que você tenha se convencido que o Mobile Payment pode aumentar suas vendas. O passo seguinte é adaptar sua infraestrutura e escolher entre uma das diversas soluções disponíveis no mercado.
Nesse sentido, uma das melhores opções é o SIMATEF PayMobbi, uma solução que foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar a máxima conveniência, para que você consiga alavancar suas vendas, independente de onde o seu cliente esteja.
O aplicativo se conecta com as principais bandeiras de cartões e pode funcionar de maneiras distintas: com ou sem integração ao sistema de vendas. A implantação é remota e o nosso suporte é reconhecido por sua eficiência e excelência no atendimento.
Essa é a solução ideal para empresas que atuam em diversos segmentos, incluindo bares e restaurantes. Além disso, nós nos preocupamos com a segurança, garantindo a criptografia de todas as transações.
Em um mercado cada vez mais competitivo, sai na frente a empresa que conseguem transformar as novas tecnologias em uma vantagem competitiva. E nós da Sotech estamos aqui para ajudar você. Entre em contato conosco agora mesmo e conheça as nossas soluções. Até a próxima!