Blog

Mantenha-se informado

nov, 29, 2019

5 dicas para lidar com grandes volumes de vendas no varejo

Compartilhe esta noticia

Imagem principal do artigo 5 dicas para lidar com grandes volumes de vendas no varejo

Mesmo em um cenário de recessão econômica, as expectativas das empresas de varejo sempre se tornam mais otimistas às vésperas de algumas datas comemorativas. Por outro lado, saber lidar com grandes ?volumes de vendas no varejo ?é uma tarefa que requer planejamento.

Pensando nisso, nós sugerimos, a seguir, algumas estratégias, que, se bem aplicadas, podem impulsionar o desempenho de sua loja no varejo já para a Black Friday, que acontece em 29 de novembro, além, é claro, do Natal. Continue a leitura!

Por que é preciso se preparar?

Antes de mais nada, convém a ressalva de que as datas comemorativas tendem a despertar nos consumidores o desejo por ofertas e promoções. Na Black Friday, especialmente, o consumidor é atraído pela oferta de grandes descontos.

E é preciso se preparar para gerenciar um grande volume de vendas no varejo, respeitando o fato de que a tendência é haver um sensível aumento no número de pedidos.

Na prática, é preciso aliar do investimento em infraestrutura à eficiência na gestão de estoque. Em uma época onde a concorrência está cada vez mais acirrada, qualquer falha de atendimento ou na prestação de serviço pode levar a insatisfação do consumidor.

Para evitar que essa situação ocorra com a sua loja, veja como lidar com grandes volumes de vendas, para garantir que os clientes fiquem plenamente satisfeitos com a compra. Dessa maneira, a chance de fidelizá-los é maior!

1. Construa uma relação de confiança com clientes e fornecedores

A primeira dica para quem quer aprender a lidar com grandes volumes de vendas no varejo é tomar decisões que ajudem a construir uma relação de confiança. Essa é uma regra de ouro, que vale tanto para clientes quanto para fornecedores.

Para alcançar esse objetivo, é preciso se atentar aos dois aspectos que são mais valorizados por quem compra: preço e prazo. Na prática, isso significa que o produto deve ser comercializado por um valor atraente e entregue no menor prazo possível.

Nesse contexto, o ideal é formalizar parcerias com empresas que consigam cumprir os prazos estabelecidos. Hoje em dia, inclusive, ganham cada vez mais espaços as alternativas aos Correios, que, embora ainda seja o meio de entrega preferido, acumulam relatos de reclamações.

Assim, um levantamento criterioso permite identificar quais fornecedores são reconhecidos por sua eficiência – os prazos precisam, obrigatoriamente, atender à necessidade da sua empresa –, agilidade e segurança. Em datas comemorativas, vale negociar preços especiais com seus parceiros comerciais, até mesmo para que os descontos consigam ser repassados ao consumidor.

2. Gerencie o seu estoque de maneira eficiente

Uma outra estratégia para lidar com grandes volumes de vendas no varejo é o gerenciamento eficiente do estoque. Na prática, a palavra de ordem é planeje-se. É importante que você tenha dados sobre o desempenho de sua loja em cada uma das datas comemorativas.

Nesse contexto, uma boa dica é analisar o histórico de vendas de anos anteriores antes de, efetivamente, renovar o seu estoque. Com base nessas informações, será possível identificar quais os produtos são os mais procurados e, portanto, projetar aqueles que irão gerar demanda.

Por último, é importante que esse planejamento seja realizado com bastante antecedência – o recomendável é que, qualquer ação comece a ser discutida pelo menos um ano antes da execução. Falando nisso, a precisão é um elemento essencial: é preciso dimensionar a quantia exata que será comercializada em determinado período.

3. Desenvolva um plano de contingência

No universo dos negócios, desenvolver um plano de contingência nada mais é do que prever todas as variáveis que podem impactar sobre o seu volume de vendas, antecipando-se às situações críticas.

Em outras palavras, a proposta é que seja realizada uma simulação de como o seu sistema ou infraestrutura se comportam diante de possíveis vulnerabilidades técnicas, como um alto número de visitas, por exemplo.

Lojistas virtuais, por exemplo, precisam entender como o servidor reage na iminência de uma sobrecarga. Se houver um travamento ou lentidão constantes, a tendência é a de que o consumidor abandone o carrinho.

Em resumo, a dica é ser proativo, para identificar brechas e, o mais importante, antes das datas oficiais. Gestores de e-commerces também devem se preocupar com a segurança das transações, para evitar que os ?dados dos clientes sejam
utilizados indevidamente
.

Na prática, o desafio é garantir um sistema que seja rápido e esteja disponível o tempo todo. Neste caso, o ideal é priorizar servidores com alta capacidade, para garantir que a sua loja virtual não saia do ar, mesmo recebendo uma quantidade de visitas maior do que o normal.

4. Faça uma autoavaliação do seu desempenho

Para obter melhores resultados ao lidar com grandes volumes de vendas no varejo, é igualmente essencial que o lojista faça uma autoavaliação do seu desempenho em anos anteriores.

Em outras palavras, reconhecer os próprios erros – e, o mais importante, aprender com eles – é uma experiência extremamente válida. Mediante esse retrospecto, é possível planejar ações que sejam realmente eficazes e atendam
plenamente às suas necessidades.

O passo seguinte é investir em infraestrutura e na capacitação de sua equipe para agradar aos consumidores cada vez mais exigentes. Este é um desafio tanto para as lojas de varejo que possuem unidades físicas quanto para as que atuam também ou exclusivamente no ambiente virtual.

5. Desfrute das vantagens das soluções tecnológicas

Para encerrar esse tutorial que orienta a lidar com alto volume de vendas no varejo, a dica é investir em soluções tecnológicas e desfrutar de seus benefícios, que culminam na otimização do processo de vendas e na redução de erros, além
de garantir que a ? ?gestão financeira seja feita com mais eficiência.

Como já foi dito, há vários pontos a serem considerados: de um lado, é fundamental que a loja virtual esteja hospedada em um servidor com alta capacidade. De outro, a tecnologia viabiliza e garante que sejam aceitas diferentes maneiras de pagamentos.

Ao contratar uma solução de conciliação de cartões, por exemplo, que funciona com ou sem integração ao software de gestão financeira, a solução identifica em tempo real as transações que precisam ser checadas, o que permite que o problema seja resolvido mais rapidamente. Paralelamente, fornece relatórios gerenciais que permitem a total conferência das operações efetuadas com cartões.

Entendeu o que você precisa fazer para lidar com alto volumes de vendas no varejo? Agora que você já sabe como se preparar para as datas comemorativas, entenda como o ?SIMATEF PLUS pode te ajudar a alavancar seus resultados. Até a próxima!