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dez, 13, 2019

Entenda a importância do controle de recebíveis para a gestão financeira do seu negócio

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Tão importante quanto a adoção de estratégias que resultem no aumento de vendas, é garantir que o controle de recebíveis seja realizado de maneira eficaz. A otimização de processos transforma-se em uma vantagem competitiva para todas as empresas que desejam melhorar seu desempenho em um mercado cada vez mais competitivo.

Ao encontro dessa necessidade, nós publicamos esse texto que reforça os benefícios da conciliação de recebíveis. Nos próximos tópicos, você também vai entender como agilizar esse processo. Continue a leitura!

Entenda em que consiste a conciliação de recebíveis

A conciliação (ou controle) de recebíveis é o mecanismo que permite controlar todas as atividades que envolvam as adquirentes, que são as empresas que intermediam a negociação entre a bandeira do cartão e o seu negócio.

No Brasil, as mais conhecidas são Rede, Cielo, PagSeguro e Stone. Na prática, o controle de recebíveis pressupõe o  monitoramento das taxas, prazos e parcelas. Esse processo também é realizado com a finalidade de validar as transações, ou seja, a conciliação de recebíveis informa se a transição foi efetivamente paga pela operadora.

Mas a eficiência no controle de recebíveis proporciona outras vantagens, como, por exemplo, a oportunidade de identificar possíveis erros que ocorrem durante o processamento das transações.

Além disso, essa conferência também permite identificar fraudes internas, bem como quaisquer outras práticas que possam impactar negativamente nos resultados alcançados pela empresa.

Sobre o monitoramento de taxas, é possível identificar e, principalmente, comparar o quanto cada uma das bandeiras cobra pelos diferentes tipos de transações.

Dessa maneira, além de ter argumentos para negociar uma redução de valores, a sua empresa ganha elementos mais precisos que vão ajudar na formação do preço final de cada mercadoria.

Com que frequência realizar a conciliação de recebíveis?

Independente de qual seja o método de conciliação que você escolheu, é crucial que esse processo seja realizado com regularidade. Mais precisamente, você precisa se planejar para que a conciliação de recebíveis aconteça diariamente.

Essa disciplina é necessária para garantir que os registros de todas as transações sejam preservados e nenhuma informação se perca. Além disso, as atualizações tendem a ser menos trabalhosas quando realizadas com frequência.

Como parte desse processo, é essencial que as chamadas filipetas sejam arquivadas. Este documento serve como um comprovante para que a sua empresa se resguardar em caso de qualquer erro, falha ou divergência.

Além disso, é preciso analisar as informações que constam em seu extrato bancário: essa conferência é válida para a verificação se o saldo inicial ou final previsto durante o controle financeiro é o mesmo que consta em sua conta. Em outras palavras, é possível identificar se todos os créditos foram depositados.

Para diminuir eventuais perdas financeiras, também é válido monitorar o fluxo de transações. Reiterando o que foi dito no início do texto, se as informações se acumulam e dificulta o controle financeiro, o que pode fazer com que problemas sejam identificados e solucionados de forma mais lenta.

Como fazer a conciliação de recebíveis?

Agora que você já entendeu qual a importância da conciliação de recebíveis para o seu negócio, é bastante provável que esteja se perguntando qual a melhor maneira de executar esse processo. Aliás, existe apenas um jeito de se fazer isso?

A resposta é não. O empresário pode optar por realizar a conciliação de recebíveis de maneira manual. Neste caso, é necessário criar uma planilha, onde devem constar os registros de cada venda.

É válido o alerta de que a conciliação manual de recebíveis é um processo que exige muito tempo de quem o executa, por conta do preenchimento manual. Em função do acúmulo de tarefas, também não se pode descartar a imprecisão no registro das informações.

Outros erros, sejam eles intencionais ou não, também podem acontecer. E, a partir do momento em que falhas e equívocos se tornam frequentes, podem acabar comprometendo o relacionamento da sua empresa com os demais envolvidos nesse processo, além do risco de um potencial prejuízo financeiro.

Por que você deve automatizar a conciliação de recebíveis?

A essa altura, esperamos que você tenha se dado conta da importância de realizar a conciliação de recebíveis. Não se discute o fato de que este é um processo essencial para a gestão do seu negócio, mas, por outro lado, a sua execução requer comprometimento e disponibilidade.

Em um cenário onde gestores e colaboradores se veem diante da necessidade de acumular várias atividades, dedicar-se integralmente a essa tarefa parece uma missão impossível.

Nesse cenário, a automação dessa atividade vem ao encontro do desejo de otimizar o seu desempenho. Ao optar por uma das soluções disponíveis no mercado, você consegue ter uma visão completa de todas as movimentações financeiras.

Quais as vantagens proporcionadas pelo SIMATEF CONCILIA?

Entre as várias vantagens SIMATEF CONCILIA, por exemplo, estão a comparação das informações fornecidas pelas pelas redes adquirentes, pelo banco, pelo software de ERP e pelo TEF (caso o estabelecimento utilize) e também pelo POS.

Na prática, isso quer dizer que será possível identificar se todas as vendas foram creditadas na sua conta, além de alguma eventual irregularidade na cobrança de taxas ou aluguéis. Em outras palavras, você terá uma garantia de que todos os
serviços contratados estão sendo cumpridos.

Da mesma maneira, o sistema gera relatórios que permitem acompanhar o processo de antecipação de recebíveis, parcelamentos, cancelamentos e estornos, permitindo um controle mais eficaz sobre os valores que a sua empresa tem a receber.

Com isso, além de administrar melhor o seu dinheiro – evitando perdas financeiras – você reduz significativamente o tempo de conferência, o que implica, necessariamente em um aumento da produtividade.

Destaca-se também que essa é uma solução de baixo custo, e fácil instalação. As informações são atualizadas em tempo real e o funcionamento pode ou não ser integrado ao ERP do estabelecimento.

Entendeu qual a importância de otimizar o processo de conciliação de recebíveis? Quer entender melhor como o SIMATEF CONCILIA pode te ajudar a alavancar seus resultados? Entre em contato conosco, por e-mail ou WhatsApp (71) 99138-5341. Até a próxima!