Blog

Mantenha-se informado

nov, 22, 2019

6 dicas para aumentar as vendas recorrentes no seu negócio

Compartilhe esta noticia

Imagem principal do artigo 6 dicas para aumentar as vendas recorrentes no seu negócio

Aumentar as vendas recorrentes é um desafio para empresas que atuam em qualquer segmento. Afinal, depois que o cliente adquire o serviço, a meta é a de que ele renove a assinatura ou o seu plano ao final de cada período de vigência.

Na prática, as condições e benefícios que a sua empresa oferece precisam ser mais atrativos que a oferta dos seus concorrentes diretos. Veja nossas dicas para aumentar suas vendas recorrentes e entenda a importância de fidelizar sua
clientela. Continue a leitura!

1. Conheça o perfil do seu cliente e entenda o que ele deseja

A primeira orientação para aumentar as vendas recorrentes é conhecer o perfil do seu cliente em potencial para traçar estratégias para retê-lo. O cancelamento do serviço pouco tempo após o fechamento do contrato pode se
converter em prejuízo para o seu negócio.


Nesse contexto, uma das primeiras providências é investir na ?construção de uma persona, que é a representação daquele que é considerado o cliente ideal para o seu negócio, buscando mapear as características comuns compartilhadas pelos
seus clientes em potencial.


No decorrer desse processo, são considerados dados autênticos sobre o comportamento e a localização do público-alvo. A partir dessas informações, os profissionais responsáveis elaboram um perfil detalhado, que traduz expectativas e necessidades, para que sua abordagem seja mais eficaz.


Uma vez que a adesão ao plano ou assinatura tenha sido confirmada, é importante que você busque manter um bom relacionamento com esse cliente. Entenda o que ele deseja, preste atenção aos feedbacks fornecidos e mapeie
seus hábitos de consumo.

Na prática, isso significa entender se ele está insatisfeito com os serviços, se solicita descontos com frequência, e se há uma época do ano em que ele costuma comprar mais, por exemplo. De posse dessas informações, é possível oferecer um atendimento personalizado.

2. Pratique ofertas promocionais, up selling e cross selling

A partir do instante em que você conhece o seu cliente e entende o que ele precisa, ganha autoridade para criar ofertas personalizadas, incluindo aí as tradicionais promoções.

Um serviço de streaming, por exemplo, um período de acesso gratuito ao seu catálogo, uma empresa de telefonia pode oferecer descontos na fatura ou benefícios extras, como um aumento no pacote de dados, por alguns meses no decorrer do ano.

Outra prática capaz de aumentar as vendas recorrentes é o chamado up selling, que é a estratégia que busca persuadir o cliente a fazer um upgrade do plano contratado, oferecendo-lhe vantagens adicionais que não integram a sua assinatura atual.

Já a prática do Cross selling consiste em ofertar produtos ou serviços complementares ao que o cliente consome. Não se deve, no entanto, confundir essa estratégia com a venda casada, já que os produtos ou serviços podem ser adquiridos separadamente.

3. Monitore continuamente o nível de satisfação dos clientes

Uma outra maneira de aumentar as vendas recorrentes é acompanhar os indicadores para monitorar o nível de satisfação dos clientes, afinal de contas o objetivo de qualquer empresa que atua nessa modalidade é ter um Churn baixo. Em bom português, essa é a métrica que mensura a quantidade de cancelamentos.

Para conter ou reduzir a fuga dos consumidores, alguns fatores merecem atenção especial. Entre eles o nível de satisfação da sua clientela, que pode ser comprometido por um atendimento demorado ou pouco eficiente, falhas técnicas no serviço ou falta de atualização do acervo ou da infraestrutura.

Também é válido prestar atenção às inovações trazidas ao mercado por seus concorrentes diretos: elas devem servir como parâmetro para que você faça constantes investimentos em infraestrutura e capacitação da equipe.

4. Ofereça a seus clientes uma experiência única

Para motivar o cliente a renovar o seu plano de ?vendas recorrentes ao final de cada ciclo, a empresa deve proporcionar ao cliente uma experiência única, ou seja, situações que sejam lembradas e queiram ser revividas.


Em uma academia, por exemplo, é importante que o aluno se sinta acolhido e tenha prazer em estar naquele ambiente. A ideia é reforçar a sensação de pertencimento, para eles percebam que podem contar uns com os outros.


Como parte dessa proposta, é válido ir além das atividades básicas, como ginástica e musculação. Sempre que for viável, é um diferencial aulas de natação, hidroginástica, dança ou yoga.

5. Invista na capacitação da sua equipe

Aumentar as vendas recorrentes no seu negócio também depende da excelência no atendimento. Por essa razão, investir na capacitação de sua equipe é primordial para alcançar resultados significativos e ganhar mais visibilidade em seu segmento.

Nesse contexto, é interessante que todos entendam o processo de vendas recorrentes, bem como as vantagens dessa modalidade para a empresa, que poderá ter um acréscimo significativo em sua receita mensal.

Além disso, se o nível de satisfação do cliente com os serviços prestados estiver alto, a tendência, além da renovação, é que ele manifeste a vontade de fazer um upgrade no seu plano, o que pode ser bem interessante se o colaborador possui
metas a serem cumpridas.

6. Automatize o processo de gestão financeira

Por último, mas não menos importante, a empresa que busca aumentar as vendas recorrentes precisa investir em um software para realizar a automação do processo de gestão financeira.

Em um ambiente onde as tecnologias estão cada vez mais inseridas aos processos empresariais, é desnecessário realizar o controle das vendas recorrentes de maneira manual. Além do efetivo ganho de tempo – a equipe pode ser deslocada para atividades nos quais a intervenção humana é, de fato, imprescindível – diminuem, sensivelmente, as chances de alguma imprecisão decorrente de falha humana.

Estas e outras vantagens são oferecidas pelo ?SIMATEF RECORRE ?, a solução ideal para a empresa que efetua vendas recorrentes com cartão de crédito ou débito. A ?integração com o sistema de vendas ?é opcional, alinhando-se as estratégias traçadas pelos gestores.

As cobranças são feitas, de forma automática, diretamente no cartão de crédito ou débito. Essa tecnologia proporciona um controle financeiro mais eficaz, além de contribuir para a redução de fraudes.

Entendeu o que você precisa fazer para aumentar o volume de vendas recorrentes no seu negócio? Assine agora mesmo a newsletter da Sotech para ser avisado, em primeira mão, quando publicarmos novos conteúdos.