Blog

Mantenha-se informado

dez, 11, 2018

Vantagens do sistema TEF: por que contratar essa solução?

Compartilhe esta noticia

Imagem principal do artigo Vantagens do sistema TEF: por que contratar essa solução?

São vários os motivos que levam o consumidor a deixar de usar o dinheiro para efetuar seus pagamentos. Para tornar possível a aceitação de cartões, as empresas devem contratar uma solução: as duas mais populares são a POS e também o sistema TEF.

Aqui no blog, nós já detalhamos as características e diferenças de cada uma dessas tecnologias. Neste texto, porém, nós vamos listar algumas razões que demonstram as vantagens do sistema TEF.

Como você poderá constatar, o Sistema TEF é um investimento, que vai ajudar a alavancar o potencial competitivo do seu negócio, ao evitar perdas e aumentar suas oportunidades de lucro. Continue a leitura!

Impede a alteração de valores

Uma das principais vantagens do sistema TEF é a redução do risco de fraudes por conta da alteração – intencional ou não – do valor da venda, por parte de um colaborador da loja ou mesmo do próprio cliente, na tentativa de obter alguma vantagem.

Como uma POS é móvel, registrar um valor diferente da venda é relativamente simples. Basta aguardar uma distração do responsável pela loja ou fazer isso em um momento em que ninguém esteja olhando.

Também evita fraude de trocar uma venda à vista por cartão, retirando o dinheiro do caixa e passando cartão de terceiros o que fechará normalmente a movimentação do caixa no final do dia, colocando, além do prejuízo financeiro, o estabelecimento em risco de autuação fiscal.

Se a POS facilita esse tipo de ocorrência, a contratação de um sistema TEF inibe a ação de pessoas mal-intencionadas ou mesmo erros. Quando situações como essa ocorrem repetidas vezes, pode se tornar um enorme prejuízo para o comerciante.

Algumas características dessa solução são decisivas para conter esse tipo de fraude: a integração com o ponto de venda, quando há,  faz com que o equipamento capture automaticamente o valor da transação, anulando qualquer possibilidade de mudança.

Inviabiliza a troca de máquinas

Outra fraude a que o empresário está exposto é a possibilidade de substituição das máquinas. Novamente beneficiando-se do alto fluxo de pessoas e da dificuldade em acompanhar todas as transações, pessoas conseguem trocar os equipamentos.

Quando o golpe se concretiza, o valor da venda é repassado para a conta bancária que está vinculada a este outro equipamento. A longo prazo, essas perdas representam um desfalque significativo para o seu caixa.

Ao contratar um sistema TEF, porém, esse tipo de iniciativa fraudulenta torna-se inviável. Isso porque cada um dos equipamentos possui configurações específicas para o caixa ao qual ele está conectado.

Proporciona mais agilidade no atendimento

Entre as vantagens do sistema TEF, também é válido ressaltar que a contratação dessa tecnologia também traz reflexos importantes para o atendimento ao cliente. Não é exagero concluir, por exemplo, que o sistema TEF ajuda a diminuir as filas.

A explicação para a agilidade no atendimento é relativamente simples. Nas empresas que fazem uso de uma POS, por exemplo, os funcionários precisam digitar manualmente alguns dados durante a transação.

Isoladamente, essa intervenção humana não faz tanta diferença. Mas se considerarmos o contexto de lojas com alto fluxo de clientes e filas, especialmente nos horários de pico, qualquer redução de tempo no atendimento pode contribuir para o aumento da satisfação do consumidor. Caso contrário, não se pode descartar até mesmo a desistência da compra.

Facilita a conciliação de cartões

Contratar um sistema TEF também facilita o processo de conciliação de cartões. Trata-se de uma prática que precisa ser repetida diariamente para assegurar um controle efetivo sobre as movimentações do caixa.

Em outras palavras, a conciliação de cartões nada mais é do que a comparação das informações do seu registro de vendas com o extrato bancário e também os dados fornecidos pela operadora de cartão. Após essa análise, o empresário consegue quantificar os recebíveis, identificando, com precisão, o prazo limite para o depósito referente a cada venda.

Quem executa a conciliação com regularidade também consegue dar uma resposta mais eficiente às suspeitas de fraude, garantindo que a origem das irregularidades seja identificada rapidamente.

Ao contratar um sistema TEF, o lojista está dispensado da obrigatoriedade de guardar os comprovantes (papeletas), que podem ser reimpressos a qualquer momento, além de se beneficiar dos relatórios gerenciais fornecidos pelo sistema.

Permite negociar taxas

Ao contratar um sistema TEF, o varejista ganha a liberdade de negociar taxas com as diferentes operadoras de cartão, uma das partes envolvidas no processamento de vendas.

Uma das grandes vantagens do sistema TEF é que as máquinas, chamadas de PinPads, são multi adquirentes e permitem a aceitação, inclusive, de bandeiras com atuação regional.

Em outras palavras, isso significa que uma máquina não está atrelada a uma rede exclusiva, como acontece com a POS. Com isso, o varejista ganha autonomia para comparar e negociar taxas praticadas pelas diferentes empresas.

Se, em uma POS, que é mono adquirente, o lojista precisa concordar com os valores cobrados para tornar possível a aceitação de cartões, aqui ele pode, inclusive, selecionar a empresa que oferece as melhores condições para cada tipo de operação: débito, crédito à vista ou crédito a prazo.

Torna-se um instrumento para aumento da base de clientes

Em meio a tantas vantagens do sistema TEF, você já deve ter se dado conta de que contratar soluções como o TEF SIMATEF é um excelente investimento, que traz vantagens que não se refletem positivamente apenas na gestão financeira e de vendas.

Na prática, a contratação dessa tecnologia pode se tornar um elemento capaz de expandir a sua base de clientes. Primeiro porque, como dissemos no início do texto, é crescente o número de consumidores que preferem usar os cartões de débito e crédito como alternativa ao dinheiro ou cheque.

Ao expandir as formas de pagamento e viabilizar a aceitação do dinheiro de plástico, você captura clientes com esse perfil. E depois, porque outras funcionalidades bastante úteis podem ser agregadas a um sistema TEF.

Em outras palavras, a integração do sistema possibilita a oferta de serviços bastante procurados pela clientela: sua loja poderá passar a fazer recargas de celulares pré-pagos, além da possibilidade de se tornar um correspondente bancário.

Tantas vantagens do sistema TEF fizeram com que você percebesse que essa é a solução ideal para o seu negócio? Conte com todo suporte e experiência da equipe Sotech da compra à utilização do sistema TEF. Está com alguma dúvida? Entre em contato conosco para obter outras informações. Até a próxima!