Blog

Mantenha-se informado

mar, 20, 2019

4 ferramentas de gestão empresarial indispensáveis para o seu negócio

Compartilhe esta noticia

Imagem principal do artigo 4 ferramentas de gestão empresarial indispensáveis para o seu negócio

Não importa qual seja o ramo ou a área de atuação. Ao abrir um novo negócio, os empreendedores compartilham de objetivos comuns, dentre os quais se destacar por sua capacidade de inovação. Consequentemente, será possível investir na melhoria contínua dos produtos e tornar-se uma referência no segmento.

Todavia, a conversão de metas em resultados está atrelada, diretamente, a eficiência na administração. A habilidade de tirar proveito das ferramentas de gestão empresarial faz a diferença para alavancar o potencial do seu negócio. Conheça as nossas sugestões!

1. Análise SWOT

Vamos abrir nossa lista de ferramentas de gestão empresarial mencionando a análise SWOT, que, basicamente, se propõe a identificar os pontos fortes e fracos de uma organização. Para essa análise, é considerado tanto o ambiente interno (que a organização detém o controle), quanto o externo.

Este método faz referência a quatro palavras em inglês: Strengths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, a análise SWOT também é conhecida como Matriz FOFA (Forças, Ameaças, Fraquezas e Oportunidades)

Forças são, basicamente, os pontos fortes de uma organização, aqueles em que já são um diferencial sobre a concorrência, enquanto fraquezas se referem aos aspectos que precisam ser melhorados.

Já as ameaças e oportunidades se referem a situações sobre as quais o empresário não tem controle, mas que podem interferir diretamente no desempenho do seu negócio.

Em uma instituição de ensino superior, por exemplo, um curso com conceito 5 no MEC é considerado uma força, já que essa avaliação leva em conta diversos critérios, como infraestrutura e qualificação do corpo docente.

Já um site que sai do ar com muitos acessos -  como em época de divulgação de resultado de vestibular - ou a falta de acessibilidade no campus, são fraquezas. A chegada de um novo concorrente direto é uma ameaça, ao passo que a instalação de uma grande empresa, que demandará mão de obra relacionada a algum curso superior, é uma oportunidade.

2. Matriz Ansoff

A Matriz Ansoff é uma ferramenta de gestão empresarial que se concentra em propor estratégias para identificar e se beneficiar de oportunidades de crescimento, a partir de um estudo sobre produtos e mercados.

São quatro as alternativas sugeridas por esse método:

Penetração de Mercado: desenvolver ações que possam alavancar as vendas de produtos que já estão no catálogo, visando aumentar a participação em um mercado em que a empresa já atua.

Desenvolvimento de Produtos: aqui a proposta é viabilizar o lançamento de um produto voltado para os clientes que já são atendidos pela empresa. Ao utilizar essa estratégia, a empresa demonstra que conhece bem o seu nicho e busca inovar, para atender as necessidades dos seus clientes. Exemplo: um restaurante que inclui pratos veganos ou preparados à base de ingredientes orgânicos em seu cardápio.

Desenvolvimento de mercado: aqui, a proposta é que a empresa expanda a sua área de atuação, comercializando produtos ou serviços que já integram o seu catálogo. Assim, por exemplo, podemos citar uma escola de idiomas que abre uma filial em outro estado.

Por último, destacamos a diversificação, quando a empresa decide não só ampliar a sua linha de produtos, mas também se estabelecer em um novo mercado. Tome como exemplo uma fabricante de tênis que decide produzir uniformes esportivos.

3. Matriz GUT

No dia a dia de uma organização, surgem milhões de desafios com os quais um gestor se depara. Entre as habilidades necessárias, podemos destacar a capacidade de resolução de problemas. Apesar de saberem que precisam tomar providências, é natural que os responsáveis se sintam desorientados.

Nesse contexto, a proposta da Matriz GUT é classificar as situações de acordo com a sua Gravidade, Urgência ou Tendência. Antes dessa etapa, porém, é preciso listar quais são os problemas e atribuir-lhes uma pontuação.

Nesse contexto, o conceito de gravidade é utilizado para mensurar as consequências provocadas pela exposição ao problema. É necessário fazer uma projeção de qual será o impacto a médio e longo prazo dos possíveis prejuízos.

Já a urgência, por sua vez, se refere ao intervalo de tempo disponível para que haja uma resolução do problema. O prazo para que a correção dos danos seja concluída é inversamente proporcional ao nível de urgência: quanto mais urgente, menos tempo para executar as ações necessárias.

Fala-se em tendência para avaliar o potencial de agravamento da situação com o passar do tempo. Em uma escala, 1 indica de que a situação não irá se alterar, ao passo que as situações classificadas com nível 5 tendem a piorar rapidamente.

4. Softwares de Gestão Financeira

Para encerrar nosso guia com ferramentas de Gestão Empresarial iremos ressaltar a importância do aspecto financeiro para a sobrevivência do negócio, gerenciando orçamentos, custos e recebíveis.

É preciso, por exemplo, estar preparado para aceitar várias alternativas de pagamento, como cartões de crédito e débito, além das transações efetuadas mediante a utilização de um dispositivo móvel.

Nesse contexto, é prudente entender as diferenças entre as tecnologias POS e TEF para decidir qual delas adotar em seu negócio. Uma solução POS é composta por uma máquina móvel, mas, em contrapartida, possui a limitação de ser monoadquirente, ou seja, só é possível aceitar cartões da operadora vinculada.

Na outra ponta, o sistema TEF permite aceitar cartões de várias redes, o que torna possível a negociação de taxas com as operadoras. Também facilita o processo de conciliação de cartões, que nada mais é do que verificar os registros das operações com cartões de crédito e débito para saber se os valores foram integralmente repassados nos prazos e datas acordados.

Também existem soluções que possibilitam a aceitação dos chamados Mobile Payments, nos quais um dispositivo móvel substitui outras formas de pagamento. Finalmente, a adesão ao modelo de vendas recorrentes parece ser uma tendência entre as empresas dos mais diversos segmentos. Para cada uma dessas necessidades, existe uma solução.

Entendeu por que as ferramentas de gestão empresarial são essenciais para a sobrevivência da sua organização? Assine nossa newsletter para conhecer as novidades da Sotech em primeira mão!