Qualquer negócio que deseje sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo precisa, necessariamente, profissionalizar seus processos. Esse é um desafio que se impõe tanto às lojas físicas como virtuais. Mas você já parou para pensar na importância da gestão financeira da sua loja virtual?
A eficiência no controle dos recursos financeiros é essencial para manter o negócio rentável. Os profissionais responsáveis enfrentam o difícil desafio de buscar o equilíbrio das contas, exercendo um controle efetivo sobre o dinheiro
que entra ou sai.
Vale lembrar que qualquer decisão equivocada pode comprometer a estabilidade da empresa, diminuindo a margem de lucro e paralisando investimentos, por exemplo. A falta de uma gestão financeira eficaz também pode levar a uma
consequência mais grave: o prejuízo!
Pensando nisso, nós separamos dicas valiosas para quem quer aprimorar a gestão financeira para a sua loja virtual. Se você conseguir colocá-las em prática, conseguirá gerenciar muito melhor o seu dinheiro.
1. Planeje-se
A eficiência na gestão financeira da sua loja virtual depende, entre outros fatores, de um bom planejamento. Em outras palavras, é importante que, os gestores tomem decisões embasadas em estudos, análises e projeções sobre os
diversos cenários e indicadores econômicos.
Nenhuma ação deve ser executada de maneira aleatória, é importante ter objetivos e metas claramente definidos. Em outras palavras, evite agir por impulso, ainda mais quando essa decisão envolve o seu capital.
Aliás, é importante que a cultura do planejamento seja implementada mesmo
antes de sua loja virtual sair do papel. Na prática, é importante conhecer o ramo de atividade, delimitar o seu público-alvo (e entender o que ele deseja) e também quais os investimentos necessários.
Outro diferencial é a capacidade de ajustar seus planos às variáveis que podem afetar o desempenho da sua empresa. Nesse processo, também é preciso se antecipar ao fato de que o ambiente virtual é uma caixinha de surpresas.
Por fim, é importante ter a capacidade de interpretar as informações fornecidas pelos indicadores, como, por exemplo, o ROI (retorno do investimento), as taxas de abandono do carrinho e o chargeback. De nada adianta ter acesso a esses números, se não houver alguém capaz de fazer uma leitura adequada.
2. Otimize o controle do estoque
A gestão financeira da sua loja virtual também pressupõe um efetivo controle do estoque. Um dos principais desafios, nesse sentido, é viabilizar a entrega do produto no endereço fornecido pelo consumidor dentro do prazo estipulado na hora da compra. Isso só é possível quando a logística é realizada de maneira eficiente.
Mas esse não é o único aspecto em que é preciso prestar atenção. O gestor de estoque também precisa saber quais categorias de produtos vendem mais, pois elas exigem reposição mais rápida, além de garantir que os itens sejam
armazenados em condições ideais.
Acontece que todas essas ações geram um impacto sobre o seu orçamento. Portanto é preciso otimizar a gestão de estoque, direcionando os recursos de uma maneira a possibilitar que os processos sejam executados com mais eficiência, sem que isso implique, porém, em um aumento de custos.
3. Procure manter seus pagamentos em dia
Outra estratégia que contribui para o sucesso da gestão financeira da sua loja virtual é manter seus pagamentos em dia. Isso significa que, ao gerenciar os recursos financeiros, a sua prioridade deve ser quitar tudo o que você deve – seja a funcionários ou a fornecedores – para depois pensar em sua margem de lucro.
Isso lhe proporcionará mais credibilidade junto a fornecedores e parceiros, que, analisando o seu histórico de adimplência, podem lhe oferecer preços diferenciados, além de garantir que seus colaboradores se sintam mais valorizados.
4. Faça o controle de custos
Para que a sua loja virtual sobreviva em um mercado caracterizado pela extrema concorrência, é preciso ter a exata noção de quais os seus custos e despesas para mantê-la em funcionamento.
Na prática, isso significa você considerar, também, o valor gasto para armazenar produtos em estoque, enviá-lo para o endereço do cliente e até mesmo quanto você gasta com a manutenção do site.
É preciso, por exemplo, ter a certeza de que o servidor contratado tem capacidade para suportar um alto volume de tráfego sem afetar o desempenho da página, especialmente em ocasiões especiais, como a Black Friday. E as funcionalidades contratadas refletem sobre a mensalidade que você paga.
Em contrapartida, é preciso viabilizar estratégias que resultem na redução de custos. Essa é uma condição essencial para que o e-commerce consiga praticar preços mais competitivos.
5. Filtrar e interpretar dados de relatórios
Nesse momento, é importante ressaltar que a produção de vários relatórios, muitas vezes extensos, pode não surtir o efeito desejado, especialmente se não houver alguém capacitado para filtrar e interpretar os dados, convertendo-os em informações realmente relevantes.
Em termos práticos, de nada adianta você saber que as suas vendas caíram em determinado período se você não conseguir entender as razões que levaram a essa queda. No entanto, nem sempre essa informação está clara, por vezes é preciso cruzar variáveis.
É com base nessas informações que a gerência vai realizar os ajustes necessários na estratégia visando a obtenção de resultados mais efetivos. Na prática, você vai perceber se é a hora de expandir o negócio, conter gastos ou priorizar outros nichos, por exemplo.
6. Utilize uma solução de pagamentos eletrônicos
Nossa última dica para quem deseja realizar a gestão financeira de sua loja virtual de maneira eficiente é contratar uma solução de pagamentos eletrônicos, como é o caso do SIMATEF WEB.
Essa é uma solução que permite o acompanhamento em tempo real de todas as operações, por meio de um único equipamento. As informações oferecidas pelo sistema levam a redução de fraudes, diminuição de perdas e financeiras, além
da queda em erros operacionais.
O processo de implementação é bastante simples. Uma vez que a implantação tenha sido concluída, o gestor passa a ter uma visão analítica do seu negócio. Com isso, você consegue aumentar suas vendas e gerenciar melhor todo o dinheiro que entra – e sai – do seu caixa.
Agora que você já entendeu a importância da gestão financeira da sua loja virtual, aproveite para conhecer outras ferramentas de gestão empresarial indispensáveis para o seu negócio. Até a próxima!