Blog

Mantenha-se informado

jan, 10, 2020

Taxas de cartão: como negociar com as operadoras?

Compartilhe esta noticia

Imagem principal do artigo Taxas de cartão: como negociar com as operadoras?

Aceitar cartões, sejam eles de débito ou crédito, se tornou uma questão de sobrevivência para empresas de qualquer segmento. Mas, se por um lado, a ampliação dos meios de pagamento impacta positivamente nas vendas, também provoca dúvidas sobre as taxas do cartão.

Aliás, são justamente as tarifas cobradas pelas operadoras um dos principais obstáculos para a popularização desse meio de pagamento. Mas há algumas estratégias para conseguir valores mais acessíveis. Preste atenção as nossas orientações e veja como agir na hora de negociar as taxas de cartão!

 

Conheça a composição das taxas de cartão

 

A primeira orientação para quem pretende negociar as taxas de cartão é conhecer a composição de cada tarifa. Embora este seja um cuidado essencial, a verdade é que muitos varejistas sofrem as consequências de um comportamento negligente.

Em outras palavras, o empresário é incapaz de saber quanto e por qual motivo estão sendo cobrados.  Para evitar que isso aconteça, é recomendável uma leitura atenta do contrato, bem como o monitoramento regular dos seus extratos bancários.

Também vale o esclarecimento as tarifas não são padronizadas e variam conforme a modalidade de pagamento. De maneira simplificada, é importante que você saiba que os custos envolvidos nas operações de débito e crédito são diferentes.

 

Certifique-se de que todas as informações estejam garantidas em contrato

 

Antes de fechar acordo com qualquer operadora, também é importante que você se certifique que todas as informações sobre taxas (incluindo os valores detalhados) e serviços prestados estejam registradas em contrato.

Esse documento é importante porque é uma garantia judicial caso alguns dos itens do acordo não esteja sendo cumprido. Somente de posse de um contrato, o varejista tem base legal para reivindicar seus direitos na justiça, quando suspeitar que alguma irregularidade está sendo cometida.

Se a operadora ofereceu alguma condição especial na adesão, fique atento se a oferta promocional será cumprida pelo prazo acordado. Lembre-se que a legislação permite a cobrança sobre vários serviços como o aluguel de uma máquina ou o envio do extrato.

Por essa razão, é importante que seja feita uma leitura atenta desse documento, que deve ter uma redação clara – redobre a atenção nas letras miúdas – para não deixar lacunas, que possam gerar interpretações dúbias, dando margem para possíveis questionamentos.

 

Analise o histórico de vendas da sua loja

 

Antes de iniciar um processo de negociação visando obter melhores taxas de cartão, o varejista precisa conhecer o histórico de vendas da sua loja. Esse cuidado é necessário uma vez que, como já dissemos, as taxas aplicadas sobre cada tipo de operação são diferentes.

E é justamente esse o motivo pelo qual você precisa saber se a sua loja vende mais no débito, crédito à vista ou crédito parcelado. Entendendo qual a modalidade que mais gera movimentações em sua loja, o varejista poderá negociar condições que, de fato, estejam alinhadas as suas principais necessidades.

Para ilustrar essa situação, basta dizer que é pouco eficaz conseguir um desconto sobre vendas no cartão de débito, por exemplo para uma loja em que, majoritariamente, os clientes mantêm o hábito de parcelar as compras no crédito.

 

Entenda que as menores taxas de cartão nem sempre são as mais vantajosas

 

Negociar uma redução nas taxas de juros do cartão é uma reivindicação extremamente justa, especialmente em um cenário de recessão econômica, quando manter o volume de vendas acaba se transformando em um grande desafio para empresas de todos os segmentos.

Por outro lado, é preciso reconhecer que nem sempre é vantajoso fechar contrato com a operadora que oferece as taxas mais baixas. Não se pode menosprezar um outro fator que é tão importante quanto a economia: a qualidade do serviço prestado, que inclui também o investimento em segurança da informação, para evitar a ocorrência de fraudes.

De nada adianta pagar pouco se o atendimento ou a reputação da operadora deixam a desejar. Um serviço pouco eficiente pode trazer outros tipos de prejuízos para a empresa, que ao final, pode sair muito mais caro do que o investimento em uma parceira reconhecida por sua qualidade.

 

Não tome nenhuma decisão precipitada

 

Para obter sucesso ao negociar taxas de cartão, é bastante importante que o varejista haja com cautela. Em outras palavras, mesmo que as primeiras propostas lhe pareçam atraentes, não deixe de fazer uma pesquisa de mercado, comparando as taxas e benefícios oferecidos pelas operadoras.

Da mesma maneira, você conseguirá persuadir mais facilmente quem está do outro lado da mesa se apresentar relatórios e outros documentos que validem os argumentos que você usa para pleitear um tratamento diferenciado.

Outro aspecto que conta a favor na hora de negociar é o seu histórico de faturamento: se o volume de vendas da sua loja está acima da média de outros estabelecimentos do setor, nada impede que você use o bom desempenho ao seu favor.

Finalmente, saber ouvir também é um comportamento desejável em situações como essa. Não é preciso atropelar ninguém para defender o seu ponto de vista. Lembre-se ainda que, mais importante do que conseguir uma vantagem imediata e passageira, é construir uma relação de confiança com seus diversos parceiros comerciais.

 

Faça a conciliação de cartões rotineiramente

 

A essa altura, você deve estar se perguntando: com tantos compromissos em um dia a dia cada vez mais atribulado, existe alguma estratégia capaz de facilitar o acompanhamento e a oscilação das taxas de cartão?

A resposta é sim! Basta realizar a conciliação de cartões com regularidade. Este é um processo na qual é feita a conferência de todos os pagamentos efetuados com o chamado dinheiro de plástico, que inclui, entre outras etapas, o armazenamento de filipetas e o confronto entre a projeção de recebíveis e o saldo disponível na conta da empresa.

A boa notícia é que a conciliação é um processo que pode ser automatizado. As diversas soluções disponíveis no mercado podem funcionar de maneira independente ou ainda integradas ao sistema de gestão adotado pelo cliente.

Agora que você já sabe como negociar -  e conseguir – melhores taxas no cartão de crédito, saiba como o SIMATEF POS IP pode te ajudar. Até a próxima!